Profissional do Serra Macaense conclui curso na CBF Academy

28, Ago de 2018 -
03:00


Em busca do certificado de Clube Formador e desenvolvendo um trabalho de gestão profissional, o Serra Macaense trabalha com jovens não só dentro das quatro linhas, mas também em cargos das comissões técnicas. Mesclando experiência com profissionais promissores, um dos responsáveis pela preparação física do Verdão do futuro, está bem presente. É Joaquim Costa, de 20 anos, já em sua terceira temporada na equipe, onde começou como estagiário, passou a galgar degraus na entidade, desde o começo da presidência de Rodrigo dos Santos. Atualmente ao lado do treinador Rodriguinho, no sub-17, auxiliando também o preparador físico Victor Moitinho, no grupo profissional, recentemente realizou o curso de Análise de Desempenho – PRÓ, na Confederação Brasileira de Futebol.

“Aprendi a trabalhar tanto com as categorias de base, quanto a equipe profissional. Foram quatro dias imersos neste cenário, da manhã ao fim da tarde. Tivemos aulas práticas e teóricas, sendo que uma destas foi a ida ao estádio Engenhão para analisar o jogo Botafogo vs Atlético-MG, além de conhecer o Departamento de Análise dos dois clubes. Uma situação interessante também se deu ao fim do jogo, pois o auxiliar-técnico do Galo, Kaio Fonseca, que fez este curso ano passado, veio nos contar sobre sua importância, porque em menos de um ano pode dar um grande salto na carreira. Para mim é a realização de um sonho que está apenas iniciando poder participar destas atividades”, afirma.

Foi na última terça-feira (21), que a CBF Academy concluiu o evento que contou com 64 inscritos, de todas as partes do Brasil. De acordo com o site oficial da CBF, ‘entre os temas abordados pelo corpo docente estão a introdução à análise de desempenho, o monitoramento e a gestão de informações, utilização de softwares e a observação de casos práticos da função, como o uso da análise de desempenho na Copa do Mundo. Para isso, a CBF Academy contou com os profissionais do Centro de Pesquisa e Análise da Seleção Brasileira’, como Fernando Lázaro, que trabalha em conjunto com a comissão técnica de Adenor Bacchi, o Tite.

“Estar ao lado de um cara que está no auge de sua carreira e com toda humildade e dedicação nos ensina aquilo que precisamos saber na profissão é algo incrível para mim. Passar sua experiência de trabalhar em um grande Clube e agora estar na Seleção, nos mostrar todo trabalho que se fez na Copa do Mundo pelo Departamento de Análise de Desempenho e todo estudo dos adversários foi algo muito gratificante, de grande aprendizado”, revela.

Com o sub-17 do Serra Macaense classificado para a segunda fase do Campeonato Carioca – Série B1 da categoria, o formando em educação física projeta um crescimento ainda maior para os Moleques do Serra na competição, bem como o desenvolvimento na totalidade de toda a agremiação.

“O trabalho com o sub-17 é algo magnifico. Investir na base faz do Serra Macaense um clube diferente dos demais, pois das categorias de acesso podem colher muitos frutos. Estamos evoluindo na competição jogo a jogo, começamos com duas derrotas e após estas foram quatro vitórias consecutivas, que nos deu a classificação para a próxima fase. Só tenho que engrandecer o trabalho do professor Rodrigo e parabenizar a rapaziada por esta classificação em busca do sonho que é o título”, avalia.

Feliz com seu atual momento na trajetória e engrandecendo o corpo técnico do Serra Macaense, Joaquim Costa não deixa de agradecer àqueles que em seu dia a dia auxiliam para o crescimento.

“Cheguei ao Serra para ser auxiliar do Rodrigo Ribeiro, que atuava no profissional como preparador físico. Entrei junto com a nova gestão. Após isto fui desenvolvendo várias funções, sempre acreditando no projeto, querendo aprender mais e ajudar. Só tenho a agradecer a todos da diretoria, comissões, jogadores, pois estou crescendo profissionalmente. Cheguei aqui com 17 anos e agora estou quase concluindo minha faculdade, alimentando meu currículo e podendo me especializar mais ainda no futebol que sempre foi um grande objetivo. Participei do título da Série C sub-20 e do acesso do profissional da B2. Tenho conversado bastante também com o Luan Thomaz, que é o responsável pela análise de desempenho no clube, a fim de agregar ainda mais para o departamento. Recém é o começo, tanto para mim, quanto para o Serra Macaense”, finalizou.  

 

Foto: Divulgação/CBF

28, Ago de 2018 - 03:00


Veja mais notícias
Av Nossa Senhora da Glória, 1365 - 201/202
27920-360 - Macaé, Rio de Janeiro, Brasil


Copyright 2024® - Serra Macaense Futebol Clube