Conheça o CISEMA, Centro de Inteligência do Serra Macaense

29, Maio de 2019 -
03:00


Amigos de faculdade em Macaé, Joaquim Costa e Luan Thomaz deram um passo à frente em relação ao cenário da Educação Física. Parte integrante da comissão técnica do Serra Macaense, a dupla viu que podia ir além e apresentou um projeto para análise de dados no Clube, baseado em referências de grandes agremiações do país e do Mundo. Desta forma, nasceu o CISEMA, Centro de Inteligência do Serra Macaense.

 

“Nós montamos um projeto e apresentamos para o Marcelo (Soares, CEO) durante três meses para ir adequando da melhor forma para o clube, até que recebemos o aval de apresentarmos para toda diretoria executiva que aprovou. Nossa proposta inicial era a análise do adversário, do nosso time e do mercado, exatamente nesta pirâmide, mas isso inverteu. Como o Serra Macaense é um clube de negócios, nós priorizamos então a análise de mercado, assistindo diversos jogos, planilhando e fazendo o acompanhamento de vários atletas, posteriormente a análise do adversário e, então, do nosso time. Claro, tudo integrado com a comissão técnica também. Vamos ficar aqui todos os dias para isso”, explica Costa.

 

Com a execução em andamento, durante a pré-temporada do grupo profissional e o período pré-competitivo, algumas atividades e os dois amistosos até o momento foram filmados para posterior apresentação aos jogadores. Com as imagens, erros, acertos, jogadas de bola parada, diversas situações de jogo, a rigor, são repassadas aos atletas para evolução dentro de campo.

 

“Os jogadores recebem toda semana os vídeos, gostam bastante desta metodologia, comentam, param o lance e eles mesmo expõem a opinião de cada um. Nós (Comissão Técnica) passamos lá na Toca da Coruja para eles, local de concentração do elenco. Muitos estão vendo pela primeira vez essa metodologia. Os meninos que vieram de Clubes de Série A do Brasil talvez tenham tido isso na base, mas nem todos. Outros atletas mais experientes também tiveram acesso, mas talvez não dessa maneira. O nosso treinador, Luiz Felipe, senta conosco e aponta o que quer passar ao plantel e nós executamos ao lado dele”, complementa o profissional.

 

Para o colega Luan Thomaz, umas das metas do CISEMA, além de quebrar paradigmas no interior do Rio de Janeiro, está na possibilidade de alavancar ainda mais os investimentos do Verdão, que busca até 2020, o selo de Clube Formador, certificado junto à Confederação Brasileira de Futebol.

 

“Queremos a sala do CISEMA como a mais visitada no Clube. Há o objetivo maior que é tornarmos o Serra um Clube Formador e fazermos do departamento uma referência de trabalho inicialmente em nossa região, em seguida no Estado e, por fim, em território nacional, onde possamos garantir a autossuficiência da entidade através, principalmente, da negociação de atletas. A gente acompanha cada categoria, para ter um relatório e apresentar a todos envolvidos no processo”, revela.

 

A ideia, a rigor, surgiu após Joaquim Costa realizar o curso de Análise de Desempenho – PRÓ, da CBF Academy, em agosto de 2018.  

 

“Fiz o curso da CBF que me abriu o leque para que eu conhecesse vários profissionais. Conversando com vários deles, ouvi a frase que me marcou: ‘se tu queres chegar longe, vira referência onde tu és’. Isso me fez criar esse parâmetro para o CISEMA, criar grandes possibilidades para a Série B1 que é o nosso nicho no momento. Eu trouxe o Luan porque ele já era o analista aqui também e seria digno tocarmos esse projeto juntos. Para um Clube de Série B1 é um avanço muito grande. Tem Clubes de Série A que não tem um Centro como o nosso. Tem setor de análise, mas não centro de inteligência, onde contém todas informações, banco de dados, atletas do clube emprestados, monitorados, podemos até pesquisar, mas na Série B1 poucos têm. A gente pretende avançar sempre, a cada dia mais. Todos nos motivam pelo projeto ter sido proposto por nós e estarmos alinhados com todos”, finaliza.

 

O Serra Macaense em 2019 tem ao seu lado as seguintes empresas:  Academia Infinity, Alternativa Internet, Studio da Coluna, Same Serviços Médicos, Clínica Dr. Dennis Salles, Gelito Easy, Ícone Sports, Nobels Atacado, Portugal Negócios Imobiliários e Mata Sede Distribuidora de Água.

 

Foto: Eduardo Araújo/Serra Macaense

29, Maio de 2019 - 03:00


Veja mais notícias
Av Nossa Senhora da Glória, 1365 - 201/202
27920-360 - Macaé, Rio de Janeiro, Brasil


Copyright 2024® - Serra Macaense Futebol Clube