SERRA MACAENSE IMPLANTA PROJETO REFINAR!

15, Nov de 2019 -
02:00


Quem vê um atleta atuando na equipe profissional, muitas vezes não tem noção de todo o seu processo de formação. Não existem garantias de que um ótimo jogador da base se tornará um ótimo jogador na equipe profissional. Não são raros os casos de jogadores que se perderam no caminho, principalmente no momento da transição, que é o momento decisivo para a carreira do atleta.

Fatores externos podem interferir diretamente na formação do atleta. Família, amigos e empresários, muitas vezes exercem maior influência sobre o atleta, interferindo em decisões, que muitas vezes não são as mais sábias, já que até a profissionalização, qualquer contrato feito na base é de altíssimo risco.

É muito importante a orientação durante todo o processo de formação, pois, não adianta formar o atleta somente dentro de campo. As instruções com regras e procedimentos são fundamentais para que os jovens possam se desenvolver.

Os atletas das categorias de base passam mais tempo nos clubes do que nas escolas e em seus lares. Os clubes devem focar e fortalecer esse processo, já que cabe a eles formar, não só o atleta, mas também o indivíduo como um todo!

Assim nasce o Projeto REFINAR!!!    

A simplicidade do futebol aos olhos de quem vê é inversamente proporcional à complexidade de movimentos de quem executa.

Em um chute a gol existe uma carga de decisões a serem tomadas que exigem mais que apenas talento.

Onde bater?

Em que canto colocar?

Como se equilibrar?

Como surpreender?

Para corrigir os vícios dos jogadores da base e estimular as virtudes individuais, o Serra implantou, no início de outubro, o projeto Refinar. A cada treinamento, além dos exercícios físicos e táticos, são feitos trabalhos de situações específicas de jogo.

Uma equipe de 07 profissionais orienta as ações e suas infinitas possibilidades. Além do trabalho desenvolvido na Academia Infinity, avaliações físicas e o fornecimento de suplementação, demonstram a grandiosidade do projeto, sem esquecer do suporte na área da saúde com o Médico Dr. Dennis Salles e do Studio da Coluna, com os fisioterapeutas Jair Barbosa e Guilherme Certório.         

A metodologia defendida é a da repetição inteligente. Por meio da reprodução de cada ação, é possível estabelecer padrões. Assim, se cada jogador sabe onde se posicionar, como dominar a bola e para quem passar, facilita a organização coletiva.                 

Ao mesmo tempo, os trabalhos são acompanhados pelo departamento psicossocial e a partir das observações feitas na temporada 2019, nos atendimentos individuais e em grupo, da anamnese e dos testes psicológicos, conseguiu-se levantar todo o perfil de cada atleta, conhecendo sua história, seus objetivos, qualidades e fraquezas. Dessa forma, podemos desenvolver um programa de trabalho baseado no autoconhecimento de cada atleta. Privilegiar os aspectos individuais, essa é a tônica fundamental nesta fase.

Ao todo 42 atletas (Sub15, 17 e 20) foram selecionados para participar deste projeto que já faz parte da metodologia do clube.

15, Nov de 2019 - 02:00


Veja mais notícias
Av Nossa Senhora da Glória, 1365 - 201/202
27920-360 - Macaé, Rio de Janeiro, Brasil


Copyright 2024® - Serra Macaense Futebol Clube