CEO do Serra Macaense participa de Semana Acadêmica da FeMASS

Por Diego Carvalho
20, Out de 2021 -
18:25


Na próxima quinta-feira (21) o CEO do Serra Macaense, Marcelo Soares, participa da Semana Acadêmica da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), com a palestra “Gestão profissional em instituição esportiva”, mediada pelo professor Carlos Maurício de Azeredo Fróes.


“A FeMASS tradicionalmente tem sua Semana Acadêmica no segundo semestre, com o objetivo de articular com a comunidade acadêmica ideias, a fim de trazer pessoas que venham contribuir para a formação dos nossos alunos. É uma forma de oxigenarmos o processo, saindo da tradição de sala de aula, ensino formal, mesmo remoto hoje em dia por conta da Pandemia, para os estudos de caso, com ideias do mercado também, ampliando ideias para que se criem debates acerca destas contribuições que os atores externos trazem para nosso contexto”, explica o docente.


A ligação da instituição com o clube iniciou através do administrador Gabriel Varella, recém graduado. Em seu período final, durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o então estudante se interessou em analisar o desempenho empresarial do Clube de Regatas do Flamengo, através do relatório da Ernst & Young e traçar uma análise comparativa com uma agremiação de menor investimento. Por ser de Macaé, optou pelo Serra Macaense e se surpreendeu com o que viu.


“Sempre acompanhei futebol desde pequeno e escolhi a administração como profissão. Quando deparei com o TCC pensei em unir ambos os assuntos que gosto. Durante o curso observei um sério problema nos clubes brasileiros, a desorganização e amadorismo em gestões. Ao conversar com meu orientador, o professor Carlos Maurício, chegamos ao tema do trabalho: Gestão estratégica competitiva nas instituições desportivas – um estudo de caso no departamento de futebol do Serra Macaense. Minha intenção foi mostrar que a gestão estratégica profissional é fundamental para o crescimento de um clube e sua saúde financeira, independentemente do tamanho do clube no cenário nacional. Procurei o pessoal do clube a partir do Instagram, cheguei ao Marcelo Soares, que prontamente se dispôs a colaborar. Sou bastante grato a ele pela receptividade”, descreveu Varella.


Para o profissional do Verdão, a oportunidade de contribuir com estudantes e levar o nome do Serra Macaense é salutar. Mesmo que ainda seja um contato remoto, Marcelo Soares promete uma palestra que acrescente na futura carreira dos discentes.


“Penso que é muito interessante esta ligação da Academia com o Serra Macaense. Recebi o convite através do Gabriel inicialmente para contribuir com o seu TCC e, a partir disto, do professor Carlos Mauricio. Entendo que todo o processo de contribuição na sociedade de forma lícita é válido e este tema da gestão profissional me salta os olhos, porque trabalhamos arduamente aqui no Serra Macaense para tornarmos o clube uma referência no interior do Rio de Janeiro e, quiçá, do Brasil. É um desafio diário, mas com organização, planejamento, desenvolvendo passo a passo a gestão, o processo gradativamente toma forma e amplia nosso alcance. Estamos crescendo cada vez mais. Agradeço o convite do pessoal da FeMASS e espero que seja nossa ligação não pare por aí”, descreveu o CEO.


“A FEMASS é uma instituição pública municipal. Com isto a gente procura retribuir à sociedade aquilo que esta contribui conosco. Neste ano, a FEMASS completa 21 anos e tem esta preocupação de dialogar com pessoas envolvidas em nosso ecossistema. O Serra Macaense, genuinamente aqui da cidade, parte do nosso município, leva nosso nome nas competições, então o objetivo era trazer, no primeiro momento, uma instituição com vínculo íntimo com a cidade e aí vem o grande segredo. Por que o Serra Macaense? Por que um clube de futebol? Porque o clube de futebol começa a se apresentar como um arranjo organizacional interessante e viável para um profissional de administração, que estuda gestão, marketing, enfim, e o Marcelo, sendo formado na área, temos todo interesse em degustar deste conhecimento que ele contribuirá com nosso aluno, para que possa, quem sabe, despertar a ideia de daqui a pouco ser um CEO em alguma instituição esportiva, não só do futebol. Esta é a ideia para nossa Semana Acadêmica”, finalizou o professor Carlos Mauricio.

Por Diego Carvalho
20, Out de 2021 - 18:25


Veja mais notícias
Av Nossa Senhora da Glória, 1365 - 201/202
27920-360 - Macaé, Rio de Janeiro, Brasil


Copyright 2024® - Serra Macaense Futebol Clube