TEMPORADA 2023 SUPERA EXPECTATIVAS NAS NEGOCIAÇÕES DE ATLETAS

BALANÇO 2023

BALANÇO 2023

Por Marcelo Soares
29, Dez de 2023 -
08:50



Um ano complexo, desafiador, com altos e baixos, mas acima de tudo, olhando em frente e na prosperidade, assim pode-se dizer do Serra Macaense Futebol Clube em 2023. A maior conquista do Verdão foi a aquisição do Centro de Treinamento Ninho do Falcão. Depois de muitos anos projetando, a agremiação pode dizer que tem um espaço amplo, com mais de 25 mil/m², o que agrega sobretudo na formação de novos talentos. 


Dentro de campo, a temporada teve bastante alternância, mas faz parte para o desenvolvimento do futebol no todo. Nas categorias Sub-15 e Sub-17 viveu-se duas grandes experiências ao jogar a Copa Rio, ao lado de grandes equipes do futebol carioca. No grupo mais novo, o avanço para fases mais próximas das finais no Estadual A2 e na Brasil Soccer Cup, deixou a certeza de que o caminho está sendo bem trilhado. No outro elenco, as negociações durante a competição fizeram com que dentro de campo os Moleques do Serra perdessem força, entretanto, no crescimento de ativos em outros times, a evolução foi constante. 


Já no Sub-20, novamente a vaga para a Copa OPG foi alcançada, assim como jogadores foram negociados. Inicialmente se trabalhou com a ideia de uma conquista, que infelizmente não foi atingida. No futebol feminino, mais um passo na categoria, que se classificou para jogar a Copa Rio, ao lado da elite do futebol carioca. 


Dentro dos processos de perdas e ganhos, a equipe profissional teve o maior revés desde que a nova gestão assumiu há oito anos, culminando no descenso para a Série B2. Mesmo assim, com todos os relatórios apresentados, reuniões entre os pares, o objetivo já está traçado: o quanto antes retomar o lugar na Série B1 e seguir sonhando com novos acessos. Um passo atrás, para depois dois à frente. 


Para 2024, a diretoria do Serra Macaense Futebol Clube, na figura do presidente Rodrigo dos Santos, do vice-presidente, Milton dos Santos, do CEO, Marcelo Soares, do Coordenador do Departamento de Futebol, Joaquim Costa, bem como os demais colaboradores projetam novidades e muitas competições para as categorias de base, que seguem sendo o principal investimento alviverde. O desenvolvimento de atletas, com o advento do Ninho do Falcão ganha ainda mais força, a fim de que com a projeção possam ser inseridos no mercado nacional e internacional. 


Conhecido pelo seu trabalho social e operação em diversos núcleos de futebol, o Serra Macaense Futebol Clube conta com 10 unidades no Estado, atendendo mais de 1000 crianças e adolescentes, transformando a vida destes jovens, com metodologia, planejamento e cidadania. Com a infraestrutura da nova casa do Verdão, o objetivo é potencializar ainda mais este desenvolvimento para os atletas oriundos de Macaé e Região, bem como ampliar o número de locais que levam o nome do Falcão Peregrino, dando destaque para novos talentos. A união com essas unidades permite mostrar joias lapidadas por nossos professores e treinadores parceiros, como Nathan Fernandes, do Grêmio, por exemplo, oriundo da AFAP de Campos dos Goytacazes, dentre tantos outros casos espalhados pelo Brasil. 


O contingente de atletas forjados pelos núcleos e categorias de base é muito grande. O trabalho incansável de cada colaborador para permitir o desenvolvimento diário destes meninos, a fim de atingirem níveis táticos, técnicos, físicos e mentais faz do Serra Macaense referência neste aspecto na Região dos Grandes Lagos. 


Um dos grandes motivos de orgulho para quem faz o dia a dia do Serra Macaense está na relação com o mercado de trabalho e como o departamento de futebol tem detectado novos talentos, prospectando nomes, apresentando e negociando com diversos clubes do país, tanto no masculino, quanto no feminino. Futuramente, a projeção de fluxo de caixa e entrada de valores é alta, por conta dos ativos que estão atuando em distintas praças do Brasil, somente nesta temporada foram 28 transações. 


Atletas como a goleira Maria Alyce, do Botafogo. Os defensores Samuel, Luiz Phelippe e Gabriel, do Flamengo, Pedro Henrique, Kaiquy e Hélio Augusto, do Cruzeiro, Caio, do Atlético Goianiense, Marcelo, do Bahia, Rhayan, do Coritiba, Carolinny, do Grêmio, Julia, do Botafogo e Yasmin, da Ferroviária e convocada pela Seleção Brasileira. 


Os meio-campistas Pietro, do Cruzeiro, Carlos Eduardo, do Sfera, Heitor Jardim, do Palmeiras, Paulo Kayo, Ruan e Ralph, do Botafogo e Arthur, do Ska. 


Os atacantes Diego, Bernardo, Kayk e Maikely, do Flamengo, Fabio Jr., do Vasco, Inácio de Paula, do Atlético Goianiense, Kawan, Vyctor Hugo, Yago e Kauã, do Botafogo, Ryan Nunes, do Anápolis, Matheus Babi, do Athletico Paranaense, Marcelo, do América de Natal, Gabriel e Nathan Fernandes, do Grêmio. 


O Serra Macaense Futebol Clube é uma entidade profissional, que a cada temporada que encerra, faz seu balanço e revê estratégias que foram equivocadas, evolui ainda mais naquelas que foram acertadas, mas acima de tudo persiste para atingir um servir de excelência para os macaenses. Por todo este contexto, a importância da comunidade em abraçar ainda mais a causa do Verdão se eleva, assim como o Poder Público contribuir com os projetos, onde cada vez mais se almeja o amadurecimento e sequência vitoriosa, pois traz a afirmação de que é necessário para 2024 este apoio, este andar junto, a fim de seguirmos sendo o clube que mais cresce no interior do Rio de Janeiro.

Por Marcelo Soares
29, Dez de 2023 - 08:50


Veja mais notícias
Av Nossa Senhora da Glória, 1365 - 201/202
27920-360 - Macaé, Rio de Janeiro, Brasil


Copyright 2024® - Serra Macaense Futebol Clube