Esporte e cidadania, a categoria sub-15 é a porta de entrada do Serra Macaense

16, Ago de 2018 -
03:00


O trabalho profissional do Serra Macaense Futebol Clube passo a passo começa a surtir resultados dentro de campo e apresenta para a comunidade do esporte a seriedade com que se atua. Em busca do selo de Clube Formador da Confederação Brasileira de Futebol, iniciativas a todo momento são idealizadas pelo corpo diretivo e colocadas em prática, com credibilidade e verdade nas ações. Para tal, a categoria de entrada é a sub-15. Além de formar jogadores, o intuito de cidadania está implícito na metodologia das atividades.

“Essa categoria é a mais importante para nós do Serra Macaense, porque é a de entrada, na qual nossa equipe fica toda voltada para selecionar os melhores meninos da cidade para que possamos ter o início de todo um trabalho de longo prazo dentro do Clube. A sub-15 é trabalhada em todos os aspectos: sociais, psicológicos, técnicos e físicos, onde há um desenvolvimento pelo Clube para que quando eles cheguem à maturidade, possam tomar decisões na vida deles, caso não se tornem jogadores, sendo grandes cidadãos”, aponta o presidente Rodrigo dos Santos.

Uma equipe de três psicólogos atende cerca de 150 adolescentes que se dedicam aos treinamentos (seis vezes por semana geralmente) no Verdão. Para Tatiane Cantiliano, uma das profissionais que atua com os meninos (ao lado de Ivana Zimmermann e Jefferson Cabral), o mais importante deste trabalho é fazê-los reconhecerem-se como indivíduos primeiramente.

“Indiscutivelmente este é um dos aspectos mais importantes no trabalho com a base. Muitos atletas buscam realizar os sonhos dos pais, outros nem sabem ao certo o que buscam. Procuramos fazê-los compreender que existem outras possibilidades para além da atuação como jogador. Muitos sonham, mas poucos estão realmente dispostos a pagar o preço e assumir a responsabilidade que a profissão exige. Nosso trabalho tem sido incansavelmente de levá-los a refletir sobre todos esses aspectos que não haviam sido levados em conta na escolha de tornar-se um atleta profissional. Nossa sub-15 apresenta um grau de maturidade e nível técnico além do esperado, levando em conta que muitos acabaram de chegar ao Clube. Por isso, mais importante que as vitórias e as derrotas, são as lições aprendidas com cada experiência. Procuramos fazê-los compreender a necessidade e a importância de cada etapa até chegar ao profissional e isso implica em conhecimento, disciplina, maturação biológica e emocional,  nível técnico, dentre outros aspectos. A fase do pensamento formal que corresponde à adolescência é aquela no qual eles são capazes de adaptar seu pensamento para incluir novas ideias e aprendizados, promovendo com isso profundas mudanças cognitivas, emocionais e comportamentais. Dessa forma, tem sido função da psicologia fazê-los refletir sobre aspectos éticos e morais, além da importância do autoconhecimento e da autorresponsabilidade na busca pelo sucesso na profissão”, externa.

Dentre muitas atividades propostas, são utilizadas técnicas para desenvolvimento das habilidades cognitivas, passando por relaxamento, acompanhamentos individuais, com o intuito de equilibrar a ansiedade, ensinar a importância de trabalho em equipe e o respeito ao próximo. Além disso, o setor psicossocial ajuda no desenvolvimento de metas pessoais e coletivas, juntamente com as equipes técnicas, auxilia na potencialização de habilidades das funções executivas inerentes ao processo de amadurecimento dos meninos, onde reconhecer os sinais que o corpo mostra quando aspectos emocionais não estão bem, torna-se preponderante para um bom desempenho, como explica passo a passo a equipe de psicologia.

“Trabalhamos sempre evidenciando que dentro de campo as chances de ganhar e perder são de 50% cada. Perder nem sempre significa que jogaram mal e esse reconhecimento é importante. Existem diversos aspectos relacionados, inclusive perceber que naquele momento a outra equipe possa ter sido superior. Reconhecer o esforço e o talento dos adversários também faz parte do processo de amadurecimento e desenvolvimento da humildade e é neste momento que ensinamos sobre a importância da resiliência para que possam reverter as situações de crise e seguir em frente na busca pela realização dos sonhos.

No contexto esportivo, os atletas estão constantemente sujeitos aos mais diversos tipos de pressão e adversidades. E isso não é diferente na base. Desde cedo precisam aprender a lidar com as expectativas de sucesso e fracasso, pressão ou falta de apoio dos pais, treinadores e clubes, conciliar os estudos com os treinos, lidar com as relações interpessoais. Grande parte é proveniente de famílias carentes que convivem com a escassez de recursos básicos como alimentação, transporte, saúde e segurança. Além disso, precisam lidar com aspectos inerentes a fase do desenvolvimento em que se encontram como alteração no sono, falta de atenção e concentração, mudança corporal, entre outras. A partir disso, construímos um modelo de atuação em cima de uma ‘Atenção Biopsicossocial’, onde cada indivíduo é compreendido no todo e a partir da sua singularidade. Em vista disso, salientamos algumas ações desenvolvidas no Serra e que julgamos ser importantes na formação e desenvolvimento de todo o atleta:

- A equipe técnica de cada categoria visa desenvolver as habilidades dentro da fase específica em que cada uma se encontra. Parabenizamos todos os profissionais envolvidos, pois possuem um olhar totalmente diferenciado para este indivíduo em construção. Por isso, não podemos deixar de mencionar carinhosamente o trabalho desenvolvido pelos professores Fabiano Mourinho e Matheus Almeida, da sub-15 que são gigantes e incansáveis na formação do nosso elenco de entrada;

- Todas as categorias contam com atendimento psicológico semanal, individual e em grupo, extensivo a equipe técnica e familiares. Com isso, promovemos um espaço de reflexão que visa sobretudo, desenvolver a capacidade intelectual do atleta tornando-o um indivíduo mais crítico e consciente de suas ações e possibilidades;

- O clube possui um programa de assistência que beneficia com cestas básicas atletas em dificuldade financeira;

- Todas as categorias possuem acesso à equipe interdisciplinar especializada;

- Atualmente todos os goleiros do clube, compartilham um espaço semanalmente, buscando refletir, desenvolver e aperfeiçoar aspectos específicos da função. A supervisão da equipe de trabalho se dá pelo experiente preparador de goleiros Juarez Costa, com auxílio do departamento de psicologia do clube.

Dessa forma, conscientes de que estamos imersos num processo em busca do alto nível, alimentamos e regamos nossas sementes certos de que elas serão os frutos do nosso amanhã”, explica Tatiane.

Por Macaé ser um município com grande desigualdade social, muitos jovens infelizmente ficam à margem da sociedade e correm sérios ricos de se envolverem com o ilícito. O poder de transformação do esporte é seguramente um dos principais meios para o crescimento digno do indivíduo, de maneira correta, saudável e cultural.

“Nós, como Clube, estamos muito felizes com o trabalho que estamos desenvolvendo, porque percebemos que na cidade de Macaé isso nunca havia sido feito, ou seja, um trabalho de acreditar nesses potenciais atletas e cidadãos. Só tenho a agradecer toda equipe do treinador Mourinho pelo trabalho desenvolvido até aqui, que é de  altíssimo nível. Mesmo que os resultados no campo não tenham vindo totalmente como gostaríamos, sabemos do potencial de todos. É um projeto que começou agora, vamos colher grandes frutos no futuro, porque o trabalho está sendo realizado com carinho, amor, dedicação e tudo que se faz assim, na hora certa apresenta os resultados”, finaliza o mandatário do Verdão.

O último compromisso no Campeonato Carioca – Série B1 sub-15 nesta temporada será no sábado (18), diante do Serrano, no estádio Atilio Marotti, em Petrópolis, às 15h. 

 

16, Ago de 2018 - 03:00


Veja mais notícias
Av Nossa Senhora da Glória, 1365 - 201/202
27920-360 - Macaé, Rio de Janeiro, Brasil


Copyright 2024® - Serra Macaense Futebol Clube